José María “Pechito” López consegiu a sua 4º pole position da época de 2015 mais 5 pontos WTCC no OSCARD.com WTCC Race of Portugal no Circuito Internacional de Vila Real.
“Pechito” López foi o último piloto a apontar para o lugar principal num dramático confronto de 5 carros, mas consegiu, através de uma performance sensacional arrebatar a vantagem de 0.575s depois de percorrer os 4,755 km urbanos do Circuito Internacional de Vila Real em 1m59.179s a uma velocidade média de 143.6 km/h. “O resultado não é só meu, é também dos meus engenheiros e dos meus mecânicos porque eles trabalharam muito para que isto acontecesse,” disse López, que recebeu das mãos de uma das Lendas do Circuito Internacional de Vila Real, e Vice-Presidente da FPAK Ni Amorim. “Com Muller fora da Q3 eu estava mais relaxado o que me deu confiança para fazer uma volta “limpa” sem erros. Fiquei surpreso quando vi o tempo da volta, mas é um óptimo sentimento voltar para a pole position.”
Sébastien Loeb, nove vezes campeão de rally continua a dar indicações de estar em boa forma arrebatando o segundo lugar, fazendo com que a linha da frente da primeira corrida seja da Citroën, Hugo Valente (Chevrolet Cruze) ficou em 3º lugar. Norbert Michelisz ao volante de um Honda ficou em quarto, em quinto lugar ficou Gabriele Tarquini, companheiro de equipa de Tiago Monteiro, que conseguiu chegar à Q3.
O nosso, e muito acarinhado, Tiago Monteiro ficou em 6º lugar apenas a um lugar de ficar nos top 5.
Nyck Catsburg começa a primeira corrida de 13 voltas em 7º lugar, seguido do também condutor da LADA Jaap van Lagen em 8º. Yvan Muller, que se encontra em segundo lugar na classificação geral do WTCC foi 9º à frente de Ma Qing Hua (10º).
Mehdi Bennani começa em 11º seguido de Néstor Girolami que chega à Q2 pela primeira vez na sua curta carreira no WTCC, mas danos na roda esquerda da dianteira do seu Honda Racing team Sweden Civic, impediu que houvesse continuação de Girolami, bandeira vermelha levantada para deixar que o carro recupere ficando assim em 12º lugar. Tom Chilton, Tom Coronel, Stefano D’Aste, Grégoire Demoustier, John Filippi e Rob Huf não conseguiram passar da Q1, com alguma tensão entre Coronel e Ma Qing Hua, pois Coronel sentiu que Ma Qing Hua o impediu de finalizar tranquilamente a sua volta mais rápida nos últimos momentos da sessão.
Seguem os pontos de Qualificação:
Qualifying points:
López (5pts)
Loeb (4)
Valente (3)
Michelisz (2)
Tarquini (1)
Todos os resultados e pole positions continuam provisórios.