A 4ª ronda do Mundial de Turismos FIA acontecerá no próximo fim de semana e Marrocos acolhe a caravana do WTCC. O circuito Moulay El Hassan é a grande novidade para 2016, pois o seu traçado foi completamente revisto e nada tem a ver com o anterior. O que era antes um circuito puramente citadino deu agora lugar a uma pista permanente com características opostas ao desenho do ano passado.
A pista de Marraquexe era conhecida pelas longas rectas, e pelas chicanes com os correctores muito altos, que provocavam invariavelmente acidentes, pois os carros eram projectados contra os muros caso os pilotos atacassem os correctores em demasia. No entanto era uma das pistas mais rápidas do calendário e que agradava aos pilotos (nem tanto a quem via pela TV), mas este ano o alemão Hermann Tilke, responsável pelo traçado dos circuitos de F1 mais recentes, foi chamado para desenhar o novo traçado e o resultado é o esperado, quando o alemão entra em cena… Muitas curvas, algumas delas lentas que não agradarão aos pilotos. Os pilotos da Citroen já expressaram a sua preocupação em relação ao traçado, com o campeão Pechito Lopez a afirmar que os carros dificilmente atingirão so 200Km/h, algo reforçado por Muller que tem dúvidas que alguns carros cheguem a usar a 5ª velocidade. E claro uma pista mais sinuosa e muito curta ( passou de 4.6 km de comprimento para 3 km apenas ) que não favorece os Citroen que mantêm o lastro de 80Kg.
Quem pode lucrar é novamente a Honda, que viu o seu lastro diminuir para os 40Kg e que tem um carro talhado para pistas mais sinuosas. Monteiro, Huff e Michelisz arriscam-se assim a voltar a subir ao pódio, com o português em 2º no campeonato a 12 pontos do líder, Pechito Lopez. Huff esteve muito bem na ronda anterior, tendo sido o melhor piloto da equipa na Hungria, mas Monteiro mantêm-se motivado na luta pelo titulo e Michelisz quererá vingar o azar das corridas no seu pais natal.
A Lada também vai para Marrocos com o lastro reduzido para os 30kg (contra os 50kg da ronda anterior) mas poderá sentir dificuldades pois pelas características da pista, a tracção e a gestão dos pneus podem ser questões chave, e têm sido o calcanhar de Aquiles da equipa. Tudo depende da temperatura e do asfalto da pista. Catsburg tem sido a estrela da companhia e assim deverá manter-se seguido por Tarquini. Valente terá de se acalmar e tentar mostrar do que é capaz sem precipitações, colocando também os interesses da equipa na sua mente.
A Volvo mantêm-se com lastro 0 e espera ter resolvido os problemas de sobreaquecimento do S60 TC1. Numa pista tão sinuosa os suecos, que têm um chassis muito equilibrado poderão tentar surpreender, sendo novamente Bjork a nossa aposta.
Nos privados, Benanni é o grande favorito, ele que tem estado em excelente forma e que venceu uma das corridas da ronda anterior. Terá como concorrência, Chilton (seu companheiro de equipa) e Tom Coronel, cujo Chevrolet Cruze se mantêm com lastro 0. A Nika Racing voltará a não comparecer, afirmando que não é o traçado ideal para que o seu piloto faça a estreia no campeonato, e vai esperar até Nurburgring para iniciar a época 2016. No entanto se o traçado marroquino não é o ideal, a pista alemã parece ainda menos recomendável para uma estreia. A Zengo manterá também apenas um carro no grid pois o motor Honda para o carro comprado à Nika só deverá chegar a tempo da ronda alemã e o resto do pelotão deverá manter-se inalterado.
Horários:
Sexta Feira:
12:30 – Teste
Sábado:
9:00 – Treino Livre 1
11:30 – Treino Livre 2
15:00 – Qualificação
Domingo:
12:15 – Corrida 1
17:15 – Corrida 2
Fábio Mendes
Chicane Motores para o CIVR