O campeonato mundial de turismos vai para aquela que é provavelmente a mais bela, mais difícil e mais temida pista do mundo… Nordshleife. A 5ª ronda do mundial de turismo vai regressar a uma das melhores pistas do calendário e provavelmente aquela que maior desafio apresenta pela sua especificidade.
O “Inferno Verde” como lhe chamou Jackie Stewart, é para os amantes do desporto motorizado especial. Uma pista única, com um layout espantoso e com uma história ímpar.
Em 1925 iniciaram-se a obras de construção de uma pista dedicada a corridas, pois as corridas em estradas públicas começavam a ser impraticáveis. A ideia era fazer uma pista que recriasse o espírito da mítica Targa Florio, uma das corridas mais importantes de sempre. Em 1927 foi então concluída a obra e feitas as primeiras corridas com Toni Ulmen a ser o primeiro vencedor nas motos, com uma 350 cc Velocette e no dia a seguir Rudolf Caracciola a vencer com um Mercedes Compressor de 5000cc.
A pista foi recebendo os grandes eventos do desporto motorizado de forma quase ininterrupta até a 2ª Grande Guerra. Em 1947 a pista voltou a receber eventos do desporto motorizado e em 51 acolheu pela primeira vez uma corrida de F1. Em 53 foi organizado os 1000Km de Nurgurgring .
A evolução dos carros de corrida e o aumento da velocidade começou a tornar a pista demasiado perigosa e em 1967 foram introduzidas algumas alterações para obrigar a diminuição da velocidade dos carros. Mas em 1970, aquando do acidente de Piers Courage os pilotos decidiram boicotar a corrida alemã, tal como fizeram em Spa caso não fossem adoptadas medidas de segurança. As alterações não podiam ser feitas em tão pouco tempo e a corrida foi transferida para Hockenheim.
As obras necessárias foram feitas, com a diminuição de algumas elevações e a introdução de barreiras protectoras e a F1 voltou de 1971 a 1976, ano em que Niki Lauda teve um grave acidente onde quase perdeu a vida. O acidente mostrou que o tamanho da pista não permitia o socorro dos pilotos a tempo, além de necessitar de muitos mais meios e dificultar as transmissões televisivas.
Em 1984 ficavam concluídas as obras da nova pista que passou a ser chamada de Nurburgring GP. Para inaugurar o circuito foi feita uma tal corrida com uns Mercedes 190E com vários nomes sonantes da F1: Elio de Angelis, Jack Brabham (campeão em 1959, 1960, 1966), Phil Hill (1961), Denis Hulme (1967), James Hunt (1976), Alan Jones (1980), Jacques Laffite, Niki Lauda (1975, 1977)*, Stirling Moss, Alain Prost*, Carlos Reutemann, Keke Rosberg (1982), Jody Scheckter (1979), Ayrton Senna*, John Surtees (1964) and John Watson. Foi nesta corrida que Senna deu nas vistas e venceu. Atrás de si ficava Niki Lauda que largou do final da grelha por não ter feito a qualificação e apenas não conseguiu passar o brasileiro.
No entanto o WTCC decidiu reviver as emoções do antigo Nordsheleife e apresentou este desafio aos pilotos. A última corrida do WTCC na Alemanha foi em 2011 em Oschersleben. Sabine Schmit, conhecida como a rainha de Nordshleife irá voltar pilotar um Chevrolet da Munnich Motorsport.
Pontos de Interesse:
Para este ano espera-se uma corrida diferente da que se viu no ano passado. Se em 2015 os Citroën dominaram graças ao melhor motor, que fez a diferença na recta que antecede a secção da meta, este ano com o lastro de 80 Kg e uma Honda em forma, as coisas prometem ser mais equilibradas. Pechito continua em grande forma e a liderar o campeonato, mas o trio maravilha da Honda tem tudo para incomodar o campeão argentino. Huff está habituado a correr em Nordshleife e Monteiro no ano passado adaptou-se bem à pista. A vitória na corrida principal deverá cair para um destes nomes, com Michelisz e Muller por perto.
Na corrida de abertura tudo dependerá de quem conseguir ficar com o 10º lugar na qualificação. A parte sinuosa do circuito não permite grandes ultrapassagem com carros da mesma valia e os Chevrolet (Coronel conhece bem a pista) podem aguentar a concorrência. Mas os privados talvez tenham uma palavra a dizer, principalmente a Loeb Racing. A Lada terá mais 10 kg de lastro o que pode prejudicar a equipa e é difícil antecipar o que a Volvo será capaz de fazer. O chassis é bom, o motor também mas as peças ainda não funcionam com a harmonia suficiente para levar os carros azuis para outros voos.
Uma coisa é certa… será uma corrida excelente de se seguir. As condições meteorológicas irão ser um factor decisivo… Mais uma vez a chuva acompanha o WTCC e nesta pista o piso molhado dará dores de cabeça a pilotos e engenheiros. Parece que a chuva não larga mesmo a caravana do mundial de turismos. De referir que a acção do WTCC começa já amanhã pois o WTCC acompanha a prova das 24h de Nurburgring, o prato principal deste fim de semana na pista alemã.
Dados da pista:
Horário:
Quinta 26/5
10:20 Teste (60 min)
17:45 Treino Livre 1 (60 min)
Sexta 27/5
07:15 Treino Livre 2 (60 min)
11:45 Qualificação(60 min)
Sábado 28/5
10:20 Corrida 1 (3 voltas)
11:45 Corrida 2 (3 voltas)
Onboard da pista:
No ano passado foi assim:
Fábio Mendes
Chicane Motores para o CIVR