Não há fumo sem fogo e este acabou de queimar a Honda. Desde a corrida da Hungria que se sabia que a FIA andava a investigar o fundo plano dos Civics, mas hoje a decisão chegou. Os Civics foram excluídos das rondas da Hungria e de Marrocos.
Segundo o comunicado da FIA, o fundo plano e a porta traseira não estavam de acordo com o que foi apresentado por altura da homologação. Os carros têm de ser apresentados para homologação e a construção das peças não podem ser alteradas depois disso feito e caso isso aconteça, leva a exclusão dos carros, como aconteceu com a Honda.
Monteiro perde assim os dois pódios conquistados nos dois fins de semana, assim como Huff perde a vitória em Marrocos, para além de todos os pontos conquistados durante esses dois fins de semana.
A Honda já apresentou o apelo à decisão da FIA e reafirmou que estão completamente convencidos que as partes indicadas no processo estão em total concordância com os regulamentos.
Agora surge uma situação muito difícil para a Honda e para o WTCC. Foi preciso 1 mês e serem corridas 2 rondas para chegar a uma conclusão o que não abonada nada a favor da competição, e se o apelo for rejeitado, o campeonato acaba pois a vantagem da Citroën sobre a Honda passa a ser considerável. Veremos o que os próximos tempos trazem.
Fábio Mendes
Chicane Motores para o CIVR