Foi sob uma intensa chuva que teve lugar a qualificação da 6ª ronda do mundial de turismos. Mais uma vez as condições meteorológicas não facilitaram a tarefa das equipas e pilotos, que este ano já estão habituados a correr à chuva mas que pela primeira vez (salvo erro) tiveram de lutar pela melhor posição no grid para amanhã com a pista completamente encharcada.
Na Q1 o patrão começou a mandar no ritmo da festa, o que quer dizer que Lopez assumiu a batuta e começou a colocar os tempos mais rápidos no cronómetro, algo que se foi mantendo até metade da sessão, enquanto a pista ia secando. A partir daí a estrela da tarde foi outra… de seu nome Nick Catsburg, piloto da Lada. O holandês era o mais rápido em pista (por larga margem) e assumia o protagonismo na Moscow Raceway. No final da Q1 Catsburg foi confortavelmente o mais rápido, seguido de Tarquini, Coronel, Michelisz e Valente. Os Citroën tinham dificuldade em encontrar aderência com a pista ligeiramente mais seca e os Honda de Monteiro e Huff não pareciam com o melhor set up para as condições. Thompson começava a evidenciar-se também.
De fora ficavam Ekblom, Demoustier, Bjork, Filippi e Ficza
A Q2 começava da mesma maneira que acabou a Q1... com Catsburg a dar um recital, seguido de perto pelos companheiros de equipa, para gáudio dos fãs russos que viam assim a Lada a brilhar. Na Honda apenas Michelisz conseguia ter condições para acompanhar o ritmo dos carros amarelos e a Citroen apresentou-se estranhamente em baixo de forma sem capacidade para discutir os lugares cimeiros.
Huff e Chilton ficavam de fora do top 10, Monteiro conseguia o 10º (claramente desagradado com a prestação) alcançando a pole para a corrida 1 e na frente o top 3 era todo da Lada, seguidos de Michelisz e Thompson que conseguia assim ir à Q3. Lopez foi 6º, seguido de Coronel, Muller e Bennani.
A Q3 é fácil de resumir... Thompson fez o que pode e ficou à frente de Michelisz (tarde para esquecer para a Honda), Tarquini e Valente foram excelentes, mas Catsburg voltou a ser brilhante e arrecadou a pole de forma sublime. A volta que fez na Q3 foi demolidora e a pole ficou muito bem entregue. A reacção da garagem da Lada foi sintomática e os sorrisos rasgadas foram uma constante. A Lada teve uma prestação excelente.
MAC3:
Não houve novidades no contra-relógio por equipas do WTCC. Foi “rabo e orelhas” e os russos conseguiram ser mais rápidos também no MAC3, superando a Honda e a Citroen que este a milhas do que fez a Lada. No entanto a Lada foi penalizada por uma falsa partida de Tarquini, algo que ficou claro logo na altura mas que a direcção de corrida apenas depois decidiu penalizar, entregando assim a vitória no MAC3 à Honda.
Destaques:
Catsburg: foi apontado por nós como um dos melhores talentos do grid e tem confirmado esse rótulo. Já o tinha feito na Eslováquia e repetiu a dose agora “em casa”, numa altura crucial pois surgem rumores que a Lada poderá também sair do WTCC em 2017. Este resultado pode fazer que a decisão seja a de ficar mais um ano, algo que seria fundamental para o WTCC (fonte motorsport.com)
Honda: Um desempenho pouco conseguido por parte da equipa que dominou nos treinos mas que se deu mal à chuva. Michelisz garantiu a honra da casa mas Monteiro estava claramente insatisfeito com o 10º que lhe permitirá lutar pela vitória na corrida 1. A equipa esperava mais.
Citroen: Se correu mal à Honda nem é bom falar da Citroën… Os franceses não conseguiram arranjar um set up adequado à pista molhada e perderam muito tempo. Estiveram longe dos lugares a que estão habituados e amanhã se a corrida tiver as mesmas condições meteorológicas poderão não ter grandes motivos para sorrir.
Thompson: Porque é que Thompson não está a tempo inteiro no WTCC? 3ª vez que sobe no Chevy da Munnich e 3ª que mostra qualidade.
Volvo: Os suecos não gostam de chuva. Estiveram longe, muito longe dos melhores tempos e a afinação do S60 TC1 não permitiu que os pilotos lutassem por mais.
Fábio Mendes
Chicane Motores para o CIVR
Fotos: Facebook das equipas do WTCC