Com o fim de semana mais esperado do ano cada vez mais próximo, a caravana do WTCC ainda até à Rússia para a 6ª ronda do campeonato. O palco é o traçado da Moscow Raceway, situado a pouco menos de 100 Km da capital do país.
Inaugurada em 2012, a pista pretendia ser o palco preferencial para receber as grandes provas do desporto motorizado na Rússia, tendo como grande objectivo receber a F1. No entanto o sonho da F1 nunca se realizou, recebendo ainda assim provas de grande gabarito como o DTM, o WSR, as SuperBikes e o WTCC. A vontade dos organizadores era que este ano a corrida russa tivesse lugar em Sochi, o novo circuito russo, mas divergências levaram a que a Moscow Raceway fosse de novo a escolhida para receber o mundial de turismos. Em casa da Lada, quem tem dominado é a Citroen com Yvan Muller a ter o recorde em qualificação (1:37:900) e Pechito Lopez a ter o recorde em corrida (1:40:148) da pista com 3.931Km. A grande recta antes da meta é um dos pontos mais conhecidos do circuito mas não é uma pista que nos faça sorrir muito, embora sejam vários os pilotos que elogiam o traçado ( como Huff que costuma dar-se bem na pista).
Pontos de interesse para a corrida:
– Os lastros foram alterados para a prova russa e embora a Citroen se mantenha com o máximo (80kg), a Honda perdeu 10kg (está com 30kg), tal como a Lada que baixou para os 20Kg, enquanto os Volvo e os Chevrolet se mantêm com o peso mínimo regulamentar. Com esta vantagem ao nível do peso e uma pista muito exigente ao nível do chassis pode ser que a Honda consiga bons resultados em solo russo.
– Ainda não é sabido o resultado do apelo da Honda em relação à penalização imposta devido as irregularidades no fundo plano do Civic. A equipa será ouvida esta quinta feira e apresentará os seus argumentos para defender a sua tese de que o carro está legal e de acordo com os regulamentos. Aguardamos pacientemente pelo resultado que pode estragar por completo a época da JAS Honda.
– Para nós era apenas uma questão de tempo. Depois de um período de adaptação, em que Bennani foi rei e senhor no trofeu WTCC, Chilton começa agora a mostrar a sua valia e foi escolhido pela Citroen para fazer parte do MAC3. A excelente prestação do britânico na prova da Alemanha será o mais que provável motivo da escolha e agora Tom tem oportunidade de mostrar o que vale.
– James Thompson será novamente piloto do Chevrolet da Munnich. Depois de um regresso em grande, onde mostrou excelente andamento, o britânico foi de novo chamado pela equipa para fazer a ronda russa, depois do carro ter estado às ordens da Rainha de Nurburgring, Sabine Schimtz. Escolha acertada por parte da equipa.
– Os pneus foram protagonistas pelas piores razões na prova alemã, algo que desagradou as equipas que neste momento querem ver clarificada a segurança dos pneus. Seja como for é uma situação que deve merecer toda a atenção por parte da FIA.
Dados da pista:
Horário:
Sexta 10/6
10:30 Teste (30 min)
Sábado 11/6
07:00 FP 1 (30 min)
09:30 FP 2 (30 min)
12:00 Qualificação (60 min)
Domingo 12/6
10:15 Corrida 1 (16 laps)
11:30 Corrida 2 (17 laps)
Onboard da pista:
No ano passado foi assim:
Fábio Mendes
Chicane Motores para o CIVR