Corrida 1
Antes do fim de semana de corridas na Rússia começar, a Honda teve a decisão final da FIA por causa do fundo plano nos carros, e a FIA decidiu excluir os carros japoneses dos resultados em Marrocos, mas acabou por inverter a decisão inicial de os excluir da Hungria. Apesar de tudo a perda de pontos foi bastante significativa.
A chuva marcou presença na qualificação e o resultado foi surpreendente, com os LADA a mostrarem-se muito rápidos, e Nick Catsburg (#10) assinou a primeira pole position na carreira no WTCC. Gabriele Tarquini (#2) foi o 2º e Hugo Valente (#7) foi 3º. Os três LADA ficaram nos três primeiros lugares na qualificação em casa, e o melhor não-LADA foi James Thompson (#15), também a surpreender com o 4º lugar.
A LADA inicialmente triunfara no MAC3 mas Gabriele Tarquini fez falsa partida e a Honda acabou por vencer o MAC3.
Com a grelha invertida, Tiago Monteiro (#18) teve a oportunidade de sair da pole position para a corrida 1, tendo Mehdi Bennani (#25) ao seu lado na primeira linha, com Yvan Muller (#68) e Tom Coronel (#9) na segunda linha.
A chuva caiu antes do arranque e as equipas foram obrigadas a alterar a afinação dos carros. A direção de corrida acabou por adiar um pouco a partida para que todos pudessem trabalhar nos carros.
No momento do arranque, Monteiro fez um arranque suficientemente bom para se manter na frente, com Muller a arrancar bem e a passar Bennani para o 2º posto.
Muller atacou Monteiro por fora na curva 8, o português foi largo e perdeu a liderança. Logo a seguir foi atacado por Bennani, houve um toque e o marroquino passou para o 2º lugar. Pouco depois foi a vez de José María López (#37) e Gabriele Tarquini passarem pelo Honda.
Na frente, Muller tentou fugir de Bennani mas Tarquini consegui rapidamente passar por López e por Bennani, e chegou-se à traseira de Muller em apenas cinco voltas. Também a vir de trás estava outro LADA, o de Nick Catsburg, que tinha arrancado do 10º lugar, e chegou ao pódio em apenas cinco voltas.
O público foi ao rubro no final da volta 5. Não só Catsburg passou Bennani para o 3º lugar, como Tarquini passou Muller por fora na última curva e chegou à liderança.
López e Bennani continuavam a sua luta particular e o argentino levou a melhor para a travagem para a curva 8 na volta 7. Bennani foi largou e acabou por permitir a ultrapassagem do terceiro LADA de Hugo Valente, que subia ao 5º lugar.
Tarquini não dava hipótese a Muller e abriu uma vantagem confortável para o gaulês, que agora tinha que se preocupar com a aproximação de Catsburg. O holandês atacou na última curva no final da volta 8 mas Muller respondeu bem na saída e voltou ao 2º posto.
Catsburg não desistiu facilmente e surpreendeu Muller por dentro na travagem para a curva 12. Para já eram dois LADA nos dois primeiros lugares, e Hugo Valente já estava no 4º posto, deixando para trás López.
Entre os líderes a situação de corrida não se alterou até ao fim. Gabriele Tarquini regressou às vitórias no WTCC. O veterano italiano esteve imperial e assinou a primeira vitória no campeonato desde a corrida 2 no Japão em 2014.
Nick Catsburg foi 2º, melhor resultado de carreira, e deu à LADA uma dobradinha, com Yvan Muller a fechar o pódio, negando à marca russa a possibilidade de terminar com três carros no pódio, porque Hugo Valente ficou-se pelo 4º posto. Apesar de tudo a LADA tinha hipótese de preencher o pódio na corrida 2.
José María López foi 5º, Tiago Monteiro teve dificuldades e caiu para o 6º lugar, batendo o seu colega de equipa, Robert Huff (#12).
James Thompson foi 8º e venceu nos Independentes, Mehdi Bennani caiu para o 9º lugar e Norbert Michelisz (#5), que foi penalizado por ter colocado o seu carro incorretamente na grelha de partida, ainda somou um ponto.
Corrida 2
Relembrando as posições à partida da corrida 2: Nick Catsburg na pole position, Gabriele Tarquini em 2º, seguidos por Hugo Valente e James Thompson.
Na partida os LADA não facilitaram e mantiveram as posições. Norbert Michelisz fez um bom arranque e passou James Thompson para subir ao 4º lugar.
Michelisz estava muito confiante na fase inicial e por breves instantes passou Hugo Valente mas o francês respondeu imediatamente na curva 12. Michelisz manteve-se perto e passou Valente por fora na saída da última curva no final da primeira volta.
Robert Huff estava literalmente ao ataque e esteve inspirado nas primeiras voltas. Depois de arrancar em 11º conseguiu passar Thompson para chegar ao 5º lugar no final da segunda volta.
Catsburg distanciou-se de Tarquini, que por sua vez ainda não tinha que se preocupar muito com Michelisz. Valente não conseguia manter o mesmo ritmo dos seus colegas de equipa e depois foi passado por Huff.
Os Citroën podiam queixar-se dos 80 kg de lastro, e os carros franceses sofriam muito nestas condições, com os carros oficiais a serem fortemente atacados pelos carros da equipa de Sébastien Loeb, ainda por cima nos últimos lugares pontuáveis.
Com a pista a secar cada vez mais, Tarquini aproximava-se de Catsburg e fazia uma série de voltas rápidas. O italiano estava numa missão para fazer deste um fim de semana com duas vitórias.
A luta pelo 5º lugar estava intensa. Monteiro já se tinha livrado dos Citroën e seguiu no encalço de Thompson, que por sua vez chegou-se à traseira de Valente.
Thompson atacou Valente na volta 12 mas acabou por ficar exposto na reta opsta e o britânico foi largo na última curva. Monteiro não perdoou e assumiu o 6º lugar.
O próximo alvo do português era Valente, e na volta seguinte voltou a atacar na reta oposta, veio de fora para dentro na última curva e chegou ao 5º posto.
Tarquini reduziu a diferença para Catsburg para apenas um segundo mas ficou sem tempo de se chegar ao seu colega de equipa.
Nick Catsburg estreou-se no WTCC no ano passado em Moscovo. Um ano depois o holandês assinou a sua primeira vitória no campeonato
Gabriele Tarquini foi 2º e deu outra dobradinha à LADA. Um fim de semana fantástico para a marca russa que, ironicamente, foi alvo de alguns rumores de que pode sair do campeonato no final desta temporada.
Norbert Michelisz levou o seu Honda ao 3º lugar, com Robert Huff em 4º e Tiago Monteiro em 5º.
James Thompson foi 6º, vencendo outra vez nos Independentes, com Hugo Valente a não ir além do 7º lugar.
José María López teve dificuldades e foi 8º, com Ferenc Ficza (#55) a mostrar-se muito forte nas últimas voltas e a acabar em 9º, somando os seus primeiros pontos no campeonato. Mehdi Bennani fechou os pontos.
Daqui a duas semanas o WTCC vai até Portugal, com a corrida nas ruas da cidade de Vila Real.
Jorge Covas