Ao contrário do ano passado, em que foi a prova de abertura do campeonato, este ano a pista de Terma de Rio Hondo recebe a 8ª ronda do mundial de turismos.
Inaugurado em 2007, com o nome da cidade onde foi construída, o traçado já passou por uma reestruturação onde foram alteradas algumas partes da pista, sendo a mudança mais drástica as curvas que precedem a actual recta da meta (o que era antes apenas uma curva tornou-se numa sucessão de 4 curvas até a maior recta da pista).
O traçado recebe o WTCC o MotoGP e o campeonato argentino de turismos. O herói local, Pechito Lopez é o piloto que mais vitórias tem neste circuito no WTCC e o que detém os recordes em qualificação (1:43:766) e de corrida (1:45:926) dos 4.860Km de asfalto argentino. É um traçado bem ao estilo do que são as pistas do WTCC… fluido com curvas médias e rápidas. Daquelas pistas boas de se fazer.
Pontos de interesse:
Será provavelmente a última vez que a Argentina verá Pechito Lopez a correr como piloto do WTCC. Poderá regressar noutras categorias mas a saída anunciada para a Formula E (provavelmente em conjunto com um projecto no WEC que ainda não foi anunciado) mas como piloto no mundial de turismos será a derradeira oportunidade para ver Lopez no seu país natal. E foi nesta pista que tudo começou em 2013, onde deu nas vistas com uma excelente prestação, de tal forma que convenceu a Citroen a ficar com o piloto. Foi então nesta pista que Pechito relançou a sua carreira internacional e voltou para as luzes da ribalta. Será uma prova emocionante para o argentino que continua a ser o favorito, mais ainda motivado por correr em casa.
a>
href=”http://www.civr.pt/wp-content/uploads/2016/06/IMG_5110.jpg”>
O francês Muller está com vontade de dar um pontapé na crise e tentar voltar às vitórias. A equipa francesa testou em Barcelona com vista à preparação da segunda metade do campeonato e Muller mostrou-se optimista quanto às conclusões que retiraram do teste onde usaram novas afinações até aqui nunca testadas.
A Honda e principalmente Tiago Monteiro estão muito motivados para o que resta do campeonato. A distância para Lopez é grande mas o português não desarma e depois de um dos momentos mais altos da sua carreira em Vila Real, o piloto vai com tudo para o que resta do campeonato. No entanto o lastro de 60 Kg preocupa os pilotos que antevêem um fim de semana difícil no que diz respeito à gestão dos pneus. O peso extra a juntar à temperatura e às longas curvas em apoio irão originar cargas grandes nos pneumáticos e a gestão será fundamental.
A Lada procura consolidar os progressos que tem feito no carro nesta paragem para férias de verão. A equipa testou em Motorland e encontrou algumas soluções que poderão ser úteis na luta pelo segundo lugar no campeonato de construtores. Catsburg espera continuar os bons resultados e Tarquini afirmou que o carro será competitivo no traçado argentino.
Em relação aos privados existem duas novidades. A primeira é a presença de uma nova cara… Esteban Guerrieri irá estar aos comandos de um Cruze da Campos Racing, tentando imitar os passos do compatriota Lopez, e a segunda é a ausência de Ferenc Ficza, que foi operado recentemente devido a uma apendicite e foi desaconselhado pelos médicos a participar na prova. Thompson continua ao volante do “Chevy” da Munnich e como tal já não é novidade.
O que é novidade é a a aplicação premium do WTCC estará disponível de forma gratuita a partir de agora. É mais uma forma do WTCC atrair fãs pois a aplicação permite ter acesso a conteúdos vídeos exclusivos e selecção de onboards durante as corridas. Para quem gostar é uma ferramenta indispensável.
Horários (Hora argentina : – 4h que a hora de Lisboa)
Sexta dia 5
18:30 – Shakedown
Sábado dia 6
08:45 – Free Practice 1
11:00 – Free Practice 2
15:00 – Qualificação
16:00 – MAC3
Domingo dia 7
14:05 – Corrida de Abertura (13 voltas)
15:20 – Corrida principal (14 voltas)
Traçado da pista:
Onboard da pista:
No ano passado foi assim:
Fábio Mendes
Chicane Motores para o CIVR